Pular para o conteúdo

Vem aí o 3º Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina

Nos dias 26 e 27 de Agosto, a Rede Cultura Viva de Santa Catarina realiza o 3º Fórum dos Pontos de Cultura, na ALESC – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – e no MESC – Museu da Escola Catarinense, em Florianópolis.

O evento é convocado e realizado pelo Pontão Catarina, um projeto da Associação Matakiterani em parceria com o Ministério da Cultura, e conta com o apoio dos Pontos de Cultura do Comitê Gestor: Associação Nossa Maloca (Chapecó), Tom Sobre Tom (Formosa do Sul), Associação Menestrel Circula-Dô (Lages), Biblioteca Rural (Rodeio), Engenho do Sertão (Bombinhas), Instituto Ímpar (Joinville), Amorabi (Joinville), Arreda Boi (Florianópolis), Instituto Arco-Íris (Florianópolis), Associação Alquimídia (Florianópolis), Asacad (Braço do Norte) e Coletivo Intervenção Cultural (Imbituba).


O Fórum

A programação do 3º Fórum dos Pontos SC prevê mesas de debates sobre a Política Nacional Cultura Viva, a divulgação dos resultados das metas do Pontão Catarina e apresentações artísticas de Pontos de Cultura de todas as regiões do Estado. Entre as representações previstas, estão a do MinC, a Fundação Catarinense de Cultura, o Conselho Estadual de Cultura e parlamentares catarinenses. No final do encontro, será validada a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, que possui como atribuições a representação da Rede Cultura Viva SC dentro dos princípios da gestão compartilhada, conforme prevê a Lei Cultura Viva.

Esta é a 3º Edição do Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina. A primeira foi em São Francisco do Sul, em 2010, e a segunda em Florianópolis, em 2014.

A TEIA Catarina

“Enquanto o Fórum dos Pontos de Cultura tem uma função política, de debater os rumos e a gestão da Rede Catarinense Cultura Viva dentro dos princípios da Cultura de Base Comunitária do Movimento Cultura Viva, a TEIA é um momento de troca de conhecimentos e encontro dos vários agentes que compõem a rede cultura viva em um território” explica Gilson Maximo, Coordenador do Pontão Catarina. O evento conta com apresentações artísticas, rodas de conversas e oficinas.

Santa Catarina sediou em 2010 a TEIA Sul, um Encontro de Pontos de Cultura da Região Sul, realizado entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na cidade de São Francisco do Sul. O evento foi o início da mobilização regional para a Teia 2010 – Tambores Digitais, Encontro Nacional dos Pontos de Cultura (Fortaleza, CE, 25 a 31 de março).

Até o momento, a Rede Cultura Viva catarinense teve uma edição de sua TEIA estadual. A TEIA CATARINA – Conexões Sustentáveis foi realizada em 2015, em Florianópolis, nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro. A previsão da próxima TEIA estadual é que seja realizada até dezembro de 2025, organizada pela Fundação Catarinense de Cultura em parceria com a Rede Cultura Viva.

O Pontão de Catarina é uma ação contemplada pelo EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MINC – Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 2023, CULTURA VIVA – FOMENTO À PONTÕES DE CULTURA – A POLÍTICA DE BASE COMUNITÁRIA RECONSTRUINDO O BRASIL.

1 comentário em “Vem aí o 3º Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *