Esta edição do Ciclo de Formação busca fortalecer os laços entre os agentes culturais da região e preparar o terreno para os próximos passos da Rede de Pontos de Cultura no Estado, culminando no Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, previsto para agosto. O ciclo também dialoga com os desdobramentos das ações de assembleia e articulações da Rede de Pontos.
Confira a programação:
- 23/06 – Cidadania e Direitos Culturais, com Jilson Carlos Souza:
Apresentação de conceitos e reflexões sobre o tema cidadania e direitos culturais, tendo como base a Constituição Federal, Leis e instrumentos jurídicos que norteiam o desenvolvimento da atividade cultural no Brasil. - 24/06 – Políticas Públicas e Instrumentos de Fomento, com Fernando Scherer e Catarina Kinas:
Apresentação de conceitos e reflexões sobre as políticas públicas no Brasil e instrumentos estaduais e nacionais de fomento à produção cultural. - 26/06 – Política Nacional Cultura Viva: Cidadania e Encantamento, com Gilson Maximo:
Apresentação da Política Nacional Cultura Viva, a partir do seu histórico de criação e implementação no Brasil e na América Latina, da aprovação da Lei Nacional Cultura Viva e a participação da sociedade civil nos processos de construção democrática. - 27/06 – Cultura Digital e a Plataforma Cultura Catarina, com Thiago Skárnio:
Apresentação de conceitos e reflexões que contribuam para promover o letramento digital dos Agentes Cultura Viva com técnicas e habilidades para acessar, interagir e processar as variadas mídias de modo crítico e conscientes dos seus direitos e deveres.
As aulas serão abertas e transmitidas ao vivo nos canais citados acima, mas é preciso se inscrever no site para receber o link e outros materiais multimídia complementares após as formações. Além disso, os inscritos também contribuem para o processo de mapeamento da Rede Cultura Viva catarinense que o Pontão está realizando.