Pular para o conteúdo

Acaba de ser lançado o primeiro reels da série Farinhada do Sertão

A série é uma composição de reels informativos sobre o projeto Farinhada do Sertão – Um Encontro de Farinheiros

Acesse e assiat ao primeiro episódio: https://www.instagram.com/reel/DMsyX4Yxq8c/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

“Onde começou o Projeto Farinhada do Sertão – um encontro de farinheiros”

Tudo começa lá atrás quando dois engenhos de farinha foram recuperados e revitalizados na região do Sertãozinho, já com o objetivo de preservar as memórias desses engenhos. Era uma ideia simples mas muito forte, pois manter viva a tradição dos engenhos de farinha e valorizar esses saberes não foi fácil mas assim nasceu a vontade de celebrar quem mantém essa história viva: as famílias farinheiras. Foi um longo caminho, mas chegamos até a farinhada do sertão um encontro de farinheiros, promovida pelo Instituto Boimamão.

E convidamos vocês para acompanhar os próximos episódios da série Farinhada do Sertão. No episódio 2 vamos contar porque a família mendes foi a selecionada para participar deste importante projeto. Até logo!

Créditos: Trechos do filme Vidas de Engenho, da Tramela Produções

Narração: Rosane Luchtenberg
Roteiro: Alice Botassoli
Captação: Álvaro Fiori
Edição: Ketylly Silva

O projeto é uma iniciativa do Instituto Boimamão, realizada com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc – Edital Circuito Catarinense de Cultura PNAB – 2024, sob a correalização da Fundação Catarinense de Cultura.

Instituto Boimamão
Author: Instituto Boimamão

O Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura foi fundado em 1998 com a missão de salvaguardar os usos e costumes das comunidades tradicionais de Bombinhas e região, com foco na preservação do patrimônio imaterial e no fortalecimento da identidade cultural local. Seu trabalho se estende por diversas áreas, incluindo arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, músicas e artesanato. Desde sua criação, o instituto tem desenvolvido projetos culturais e educativos, além de mapear engenhos de farinha, reconhecer e registrar manifestações tradicionais e promover atividades que estimulem a transmissão de saberes entre gerações. Um de seus principais marcos foi a fundação do Museu Comunitário Engenho do Sertão, em 1999, um espaço dedicado à memória da cultura popular e à valorização das tradições locais, tornando-se um importante ponto de referência para pesquisa e turismo cultural. O instituto também realiza eventos, oficinas, palestras e projetos audiovisuais, como o Ciranda Cultural – PodContar, que documenta histórias da comunidade por meio de podcasts. Além disso, tem um papel ativo na formação cultural da população, promovendo cursos como o de Letramento Digital, voltado para jovens e idosos. Com parcerias locais e nacionais, o Instituto Boimamão segue contribuindo para a valorização e a continuidade das expressões culturais de...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *