Pular para o conteúdo

3º Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina fortalece a Rede Cultura Viva

Nos dias 26 e 27 de agosto, em Florianópolis, foi realizado o 3º Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina. A programação do evento, organizada pelo Pontão Catarina, um projeto da Associação Matakiterani em parceria com o Ministério da Cultura, foi articulada em assembleias virtuais com os Pontos que compõem a Rede Cultura Viva de Santa Catarina.

No primeiro dia do Fórum, os participantes se dividiram em GTs (grupos de trabalho) que, ao final, elegeram a nova Comissão Estadual dos Pontos de Cultura de Santa Catarina, sistematizada conforme as mesorregiões.

Eleitos (as):

SUL

Iara Odila Nunes Costa
Cátia Hahn 

OESTE

Eloisa de Almeida Ferreira
Dionny Jose Cova Contrera

PLANALTO SERRANO

Diego Alves Rosa
Gilson Maximo de Oliveira

NORTE

Estefany Cristine de Moura dos Passos
Letícia Helena da Maia
Ariele Efting

VALES

Ketylly Beatriz Gomes da Silva

Emanuela Beatriz da Silva

GRANDE FLORIANÓPOLIS

Camila Marley Cajales Teixeira (Manjami)
Juliana Resende Dutra

O segundo dia do 3º FPCSC foi voltado aos debates sobre os rumos da Política Nacional de Cultura Viva no estado, com mesas e rodas de conversa no IFSC Câmpus e no Instituto Arco-Íris. A programação também contou com uma palestra sobre acessibilidade cultural de Paulo Suldóvski e apresentações de VNegão, rapper de Criciúma, e de representantes do povo Kaingang de Três Barras (SC).


Articulações na Câmara de Vereadores de Florianópolis

As coordenações do Pontão Catarina e do Comitê de Cultura de Santa Catarina aproveitaram a vinda do coordenador de Articulação da Política Nacional de Cultura Viva do MinC, Leandro Anton, para o 3º FPCSC para realizar reuniões de acompanhamento e incentivo dos Projetos de Lei do Cultura Viva no estado.

Na capital catarinense, realizou-se uma reunião de Leandro com o presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini; Alexandre Martins, do Escritório Regional do MinC, Thiago Skárnio, do Pontão Catarina, Charles Augusto, do CMPC-Floripa, do CMPC-Floripa, e a vereadora Carla Ayres, autora do PL 18902/2023, que institui a Política Municipal Cultura Viva em Florianópolis.

No encontro, foi firmado o compromisso de Cobalchini com a inclusão da votação da lei nas próximas pautas.

Articulações na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Para tratar da Lei Cultura Viva estadual, realizou-se uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Júlio Garcia; Leandro Anton, do MinC; Thiago Skárnio, do Pontão Catarina; Alexandre Martins, do Escritório do MinC-SC; Emanuele Mattiello (assessora de cultura da deputada Luciane Carminatti); e a deputada estadual Luciane Carminatti (presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc e coautora, junto com os deputados Marquito e Padre Pedro, do PL nº 0325/2023, que institui a Política Estadual de Cultura Viva, para a produção e a difusão da cultura e a promoção do acesso aos direitos culturais.

Na reunião, Júlio Garcia reafirmou seu apoio para assegurar a tramitação bem-sucedida do projeto de lei na Alesc.

Cortejo para o Futuro

Após um dia de diálogos e construções coletivas, os participantes do 3º Fórum dos Pontos de Cultura de Santa Catarina reuniram-se na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, com direito a apresentação da Escola de Samba Jardim das Palmeiras e do Boi de Mamão do Porto da Lagoa, no saguão da casa legislativa. Após as apresentações, os participantes realizaram um cortejo até o auditório para a mesa de encerramento, que contou com a presença de Leandro Anton (MinC), da deputada Luciane Carminatti, do deputado Marquito, de Eliza Docena, da Fundação Catarinense de Cultura, e de Cristiano Moreira, que, além de representar o Conselho Estadual de Cultura, também é coordenador de Meta do Pontão Catarina. Além de Cristiano, Catarina Kinas, Thiago Skárnio e Gilson Maximo apresentaram os resultados das metas do projeto.

Após um hiato de dez anos sem a realização de um Fórum Estadual, esta edição se consolidou como um espaço de troca, debates, articulações e fortalecimento da cultura catarinense, reafirmando o compromisso coletivo em manter viva e atuante a diversidade cultural do Estado”, concluiu Gilson Maximo, coordenador do Pontão Catarina.

COBERTURA COLABORATIVA

Fotos: Lua Estúdio Criativo, @GaneshaPress e Rodrigo Corrêa (Agência ALESC).

Cobertura fotográfica da Agência Aleschttps://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/foto_noticia_single/encerramento-do-forum-estadual-dos-pontos-de-cultura#!prettyPhoto

Gravação da mesa de encerramento do 3º FPCSC

Registros da cobertura mobile (MoJo) do 3º FPCSC: 

Instagram:

https://www.instagram.com/stories/highlights/18077578840806011

https://www.instagram.com/stories/highlights/18102481606719487

Fediverso:

https://bolha.photos/p/culturacatarina/866143814074396446

O Pontão Catarina é uma ação contemplada pelo EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MINC – Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 2023, CULTURA VIVA – FOMENTO À PONTÕES DE CULTURA – A POLÍTICA DE BASE COMUNITÁRIA RECONSTRUINDO O BRASIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *