A Miniteia Norte Vale, realizada em Joinville (SC) em 5 e 6 de abril, foi um evento que reuniu muitas pessoas para um intercâmbio de saberes, práticas culturais e vivências, destacando a diversidade e a riqueza da cultura popular. Realizado pelo Pontão Catarina, o evento teve uma programação repleta de atividades formativas e interativas, divididas em dois dias de trocas de experiências.
Os participantes que vieram de outras cidades foram hospedados na ACCAIA, uma associação de preservação da Cultura Negra em Araquari, cidade vizinha de Joinville, o que proporcionou uma importante imersão nas tradições e filosofias africanas conduzida pelo anfitrião Tatetu Kelawe em uma roda de conversa na noite anterior aos eventos.
O primeiro dia da Miniteia começou com uma roda de conversa sobre a história e atividades da AMORABI, uma associação comunitária e Ponto de Cultura Amora localizado no bairro Itinga, de Joinville. Os participantes puderam conhecer mais sobre a história e o impacto do projeto em um espaço de troca de experiências. A partir daí, o público foi convidado a participar das formações autogestionadas dos Pontos de Cultura locais e das formações do Pontão Catarina, que seguiram até o final do encontro. Os registros das atividades podem ser conferidos nos destaque “Miniteia 2” no Instagram.




2º CICLO DE FORMAÇÃO
A Miniteia Norte Vale acabou, mas as formações continuam. Tanto os participantes de Pontos de Cultura e coletivos culturais que estavam no evento presencialmente quanto os que não puderem comparecer, já podem se inscrever no 2º Ciclo de Formação do Pontão Catarina na plataforma Cultura Catarina. As atividades gratuitas serão realizadas de 22 de abril a 2 de maio de 2025, em encontros virtuais divididos por 4 temas, em 8 aulas de 2 horas.
Fotos: Manolo Carlos
O Pontão de Catarina é uma ação contemplada pelo EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MINC – Nº 9, DE 31 DE AGOSTO DE 2023, CULTURA VIVA – FOMENTO À PONTÕES DE CULTURA – A POLÍTICA DE BASE COMUNITÁRIA RECONSTRUINDO O BRASIL.