O QUE É UM PONTÃO DE CULTURA
Um Pontão de Cultura é um projeto selecionado por meio de edital de chamamento público do Ministério da Cultura (MinC) para desenvolver, articular e dar continuidade às ações culturais das Redes de Pontos de Cultura em todo o Brasil.
Cada Pontão conta com a participação de Agentes Cultura Viva e de um Comitê Gestor, composto por representantes de outras entidades, com o objetivo de realizar ações de mobilização, articulação, formação, mapeamento, registro e ampliação da Rede Cultura Viva. Essas ações visam promover a gestão compartilhada da Política Nacional Cultura Viva entre entes federados, possibilitando a execução de um projeto cultural pelo período de 12 meses.
O PONTÃO CATARINA
Em Santa Catarina, o projeto selecionado no Edital de Seleção Pública Nº 09 – MINC/SCDC foi o Pontão Catarina, proposto pela Associação Cultural Matakiterani. Esse projeto tem a colaboração de mais 12 organizações certificadas como Pontos de Cultura, distribuídas por diferentes regiões do estado e que integram o Comitê Gestor do Projeto. Além das atribuições previstas no edital, o Pontão Catarina também promoverá capacitações em Cultura Digital para fortalecer a articulação em rede dos pontos de cultura catarinenses.
O principal objetivo do Pontão Catarina é rearticular a Rede Cultura Viva de Santa Catarina, composta por 158 Pontos certificados por dois editais federais e um edital estadual, além de instituições com certificação simplificada. Esta rede está sem atividades formativas, de articulação e mobilização desde 2014. A primeira ação do Pontão Catarina será sanar o desnivelamento conceitual e prático entre os Pontos de Cultura em relação às diretrizes e princípios da Política Nacional Cultura Viva, causado por esse hiato nas políticas públicas de cultura.
Atualmente a Rede está presente em 63 municípios dos 295 que compõem o estado, sendo Florianópolis o lugar com maior número de certificações: 23 Pontos de Cultura ao todo. A partir dos dados disponíveis, 21,35% dos municípios catarinenses possuem pelo menos um Ponto de Cultura. Essa ampliação quantitativa será acompanhada de um aumento qualitativo, na abrangência territorial e na diversidade cultural.
O Pontão Catarina vai atuar nas seis mesorregiões do Estado, por meio do cumprimento das cinco metas propostas, ampliando o número de Pontos de Cultura em pelo menos 50% da quantidade atual e o território de abrangência em até 50% dos municípios catarinenses, de maneira regionalmente equitativa.
METAS
Estruturação e ampliação da Rede de Pontos de Cultura de Santa Catarina por meio do cumprimento das metas:
1 – Bolsa Agente Cultura Viva.
Conceder 10 bolsas agente cultura viva, 2 para cada mesorregião de Santa Catarina.
2 – Mapeamento e Diagnóstico.
Mapear e diagnosticar a Rede de Pontos de Cultura por meio da utilização de ferramenta digital criada para esse fim.
3 – Formação e Capacitação.
Formar e capacitar a Rede de Pontos de Cultura por meio de 03 encontros presenciais mesorregionais e atividades à distância.
4 – Articulação e Mobilização da Rede.
Articular e Mobilizar a Rede de Pontos de Cultura, por meio de 3 Teias presenciais mesorregionais e um Fórum Estadual de Pontos de Cultura;
5 – Gestão do projeto, Comunicação e Cultura Digital.
Articular as atividades da rede de Pontos de Cultura por meio do conjunto de ferramentas digitais criadas no projeto, nos princípios da Cultura Digital e Mídia Livre.
COMITÊ GESTOR POR MESORREGIÃO
Grande Florianópolis
Instituto Arco-Íris – Florianópolis
Norte
Amorabi – Joinville
Vales
Engenho do Sertão – Bombinhas
Serra
Matakiterani – Lages
Sul
Coletivo Intervenção Cultural – Imbituba
Oeste
Tom Sobre Tom – Formosa do Sul
NOSSA MARCA
A identidade gráfica do Pontão Catarina foi inspirada nas marcas do Programa Cultura Viva e do Ponto de Cultura, nas quais os Pontos são representados por uma figura humana de braços abertos (em referência ao “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci).
Esta figura recebeu algumas inovações, como a mistura de cores, enquanto a marca tradicional dos Pontos de Cultura é composta por uma cor por figura. A marca do Pontão Catarina conta com a presença de cabelos no estilo “dreads”, em referência à cultura africana, em contraposição à visão “europeia” que se tem do Estado. Os cabelos longos também podem reforçar uma visão mais feminina da figura humana, relacionando-a com o nome “Catarina”.
Diversidade Catarinense
A principal proposta de uso de mais de uma cor na “Boneca Catarina” é reforçar a diversidade cultural em Santa Catarina, um Estado que, apesar de ser comumente referenciado como uma região de descendentes de alemães e italianos, é composto por muitas outras etnias, como portugueses, japoneses, austríacos, poloneses, indígenas e africanos. A presença dos “dreads” na cabeça da boneca remete a uma ideia de movimento. Sua postura corporal e alguns detalhes nas formas dos elementos gráficos no corpo e na base dos pés sugerem uma vestimenta circense.
A fonte é uma criação específica para o Pontão Catarina inspirada na tipografia vernacular, que consiste na produção de letras e caracteres para peças de comunicação, como cartazes, muros e fachadas, e que tem como características principais os aspectos culturais e a informalidade técnica muito utilizada em Santa Catarina e em toda a América Latina.